
Em Romanos 14:17 o apóstolo Paulo diz que o Reino de Deus é "justiça, paz e alegria no Espírito Santo". Um cidadão do reino de Deus anda no poder do Espírito Santo de Deus. Ele é quem nos capacita a viver segundo as regras do reino.
Quais são as regras do reino?
Em Mateus 5:17 Jesus nos diz que não veio para revogar a lei, mas sim para cumpri-la.
Os israelitas tinham recebido a lei através de Moisés e tinham descoberto que, mesmo com esforço, era muito difícil seu cumprimento.
Jesus veio para nos revelar qual o segredo para cumprir a Lei de Deus.Quando lhe perguntaram (Mateus 22:36-39) qual era o maior dos mandamentos, Ele resumiu toda a lei em dois mandamentos:
"Amarás a Deus sobre todas as coisas e amarás a teu próximo como a ti mesmo".
Foi com base nesse ensino de Jesus que o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 13:10 que o cumprimento da lei é o amor.
Ao entrarmos no Reino de Deus pelo poder de Deus, Ele nos reveste de seu amor e podemos nos tornar cumpridores de suas leis, não porque nos seja dada uma lista de regras a seguir, mas sim porque os princípios do reino de Deus entram em nós.
Qual a diferença entre Lei e Princípio?
A lei é exterior e o princípio é interior. Alei não explica. A lei só regulamenta minhas ações e o princípio regulamenta as minhas atitudes e minhas motivações.
Em Mateus 5:3-12 está registrado o início do Sermão da Montanha. Em poucos versículos, também conhecidos como AS BEM AVENTURANÇAS, Jesus resumiu todos os princípios que regem a vida do Filho de Deus.
Lembre-se que cumprir com os princípios não é resultado de esforço próprio, mas sim do poder do Espírito Santo agindo em um coração disposto.
vers.3 - que significa ser "pobre de espírito"? Não é nem o pobre de conhecimento, nem o pobre de bolso, mas o espírito quebrantado que não se julga superior ao outro em nada, nem as coisas espirituais.
vers.4 - quem é o que chora? Não é o que se lamenta de dores ou sofrimentos, mas o que se lamenta de seus pecados e chora na presença de Deus para ser perdoado e restaurado.
vers.5 - quem são os mansos? Não são pessoas sem ação, parados, esperando que os outros ajam por eles, mas sim são aqueles que entregaram a Deus todos os direitos que possuíam, e por isso não têm necessidade de se defender quando são atacados, injustiçados ou prejudicados.
vers.6 - que é ter fome e sede de justiça? Não é sair brigando com uma espada na mão, mas é comer e beber a Palavra de Deus, que é Pão e Água viva para alimentar nossa vida. Alimentados pela Palavra, a justiça de Deus fartará nossa vida e nós não alcançaremos justiça dos dos homens, mas sim, seremos justos.
vers.7 - quem são os misericordiosos? São aqueles que aprenderam a perdoar seus inimigos e amar aqueles por quem são perseguidos.
vers.8 - que é pureza de coração? É a inocência que nossos ancestrais perderam no Jardim do Éden. É resultado da limpeza que a Palavra faz em nós, quando deixamos de nos alimentar de coisas torpes e imundas, e quando nossa consciência se torna limpa por termos aprendido a pedir perdão de nossos pecados a Deus e aos homens.
vers.9 - quem são os pacificadores? Não são os que entram no meio de uma briga para apaziguar os outros, mas sim aqueles que reconhecem seus próprios erros e fazem paz com os outros.
vers.10 - quem é o perseguido pela justiça? Certamente não é aquele que sofre perseguição pelos próprios erros, mas aquele que, tendo entrado no reino e acertado sua vida com Deus e com os homens, ainda sofre a discriminação e incompreensão dos que o rodeiam, pois as trevas nao compreendem a luz!
Deus de abençoe, filho amado, PAZ!
Deus seja louvado por sua vida .Palavras vivas e edificante. Um estudo de excelente qualidade, pouco é falado do reino de Deus.
ResponderExcluir